Story Transcript
CARTILHA
O PAPEL DA PSICOLOGIA E DA ÉTICA FRENTE AS PSEUDOCIÊNCIAS.
Expediente Autoria Rafael Henrique Rodrigues Neves Marcella Dias Sampaio Soares Thais Eduarda Souza Soares Lara Mesquita Da Nova Bianka Tavares Faria Yan Lucas Ribeiro
O PAPEL DA PSICOLOGIA E DA ÉTICA FRENTE AS PSEUDOCIÊNCIAS.
2 CARTILHA O PAPEL DA PSICOLOGIA E DA ÉTICA FRENTE AS PSEUDOCIÊNCIAS.
SUMÁRIO O QUE É CIÊNCIA? - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 03 O QUE É PSEUDOCIÊNCIA? - - - - - - - - - - - 03 COMO ELAS ATRAPALHAM O TRABALHO DO PSICÓLOGO - - - - - - - - 04 A PESQUISA NA PSICOLOGIA - - - - - - - - - 06 CONSELHO DE ÉTICA DA UEMG - - - - - - - 07 PLATAFORMA BRASIL - - - - - - - - - - - - - - - 07 PESQUISA EM AMBIENTE VIRTUAL - - - - - - - - - - - - - - - - - - 08 A PSEUDOCIENCIA DA CONSTELAÇAO FAMILIAR - - - - - - - - - - - - 09 REFERENCIAS - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 10
3 CARTILHA O PAPEL DA PSICOLOGIA E DA ÉTICA FRENTE AS PSEUDOCIÊNCIAS.
O QUE É CIÊNCIA? Possui o pilar de falseabilidade, ou seja, aquilo sobre o qual está sendo investido a pesquisa deve ser possível de ser refutado, por meio dos agentes concretos que o definem. Tem um objeto específico, uma linguagem rigorosa, usa técnicas e métodos. Trabalha com incertezas.
O que caracteriza uma ciência?
Procura evidências; Adota o ceticismo; Usa terminologia precisa; Utiliza métodos rigorosos e reproduzíveis; Considera a lógica; Pode mudar a cada nova evidência.
O QUE É PSEUDOCIÊNCIA? Não é possível ser refutada nem confrontada, uma vez que é impossível identificar seus agentes e, logo, ser submetida à testes.
O que caracteriza uma pseudociencia?
Busca confirmações somente a partir de conclusões; Não adota o ceticismo; Usa jargões vagos e evasivos; Utiliza métodos falhos e não reproduzíveis; Usa lógica inválida e inconsciente É dogmática e inflexível.
4 CARTILHA O PAPEL DA PSICOLOGIA E DA ÉTICA FRENTE AS PSEUDOCIÊNCIAS.
COMO ELAS ATRAPALHAM O TRABALHO DO PSICÓLOGO Muitas dessas práticas, tomando de exemplo a teoria pseudocientífica da constelação familiar não contribuem para benefícios potenciais aos sujeitos e suas coletividades, ao não respeitar o individuo e seu contexto histórico. Nota-se que pode inclu sive difundir ideias errôneas ante o fazer da psicologia ou até mesmo promover estigmas dado que, aqueles que frequentam terapia que se firma na teoria da constelação familiar, pode acreditar que a própria psicologia não é algo funcional. Ademais, pode comprometer a ética, e objetivos da pratica psicológica, e igualmente a pratica exploratória no contexto da pesquisa, pois, deve revelar seriedade e compromisso, afinal, a prioridade está na promoção de saúde mental e qualidade de vida dos indivíduos entendendo sua subjetividade e inserção em meio a cultura.
5 CARTILHA O PAPEL DA PSICOLOGIA E DA ÉTICA FRENTE AS PSEUDOCIÊNCIAS.
A PESQUISA NA PSICOLOGIA R E S O L U Ç O E S No Brasil, para desenvolvermos estudos ou
pesquisas que envolvam "os seres humanos", precisamos seguir algumas normas e regras impostas pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). No início dessa resolução estão inseridos alguns princípios da bioética — o princípio da autonomia, da não maleficência, da justiça, da equidade, entre outros — que visam garantir a "proteção" dos partipantes de uma pesquisa, sendo tal proteção feita pelo sistema CEP/CONEP. A realização da pesquisa necessita do "Consentimento Livre e Esclarecido" (TCLE) do participante ou de seu representante legal. Se esse participante for criança, adolescente, ou pessoa incapaz, além do consentimento do representante legal é necessário o seu assentimento (TALE). Uma pesquisa feita com ética respeita a dignidade do participante, bem como seus valores (sociais, culturais, morais), maximiza os benefícios em detrimento do mínimo de danos e riscos, busca ter relevância social, se fundamenta em fatos científicos e etc. Sendo uma complementaridade da Resolução 466/2012, a Resolução 510/2016 trata das especialidades éticas das pesquisas nas ciências humanas e sociais.
6 CARTILHA O PAPEL DA PSICOLOGIA E DA ÉTICA FRENTE AS PSEUDOCIÊNCIAS.
CONSELHO DE ÉTICA DA UEMG Hoje o comitê de ética e pesquisa da UEMG conta com quatro unidades, essas são credenciadas pela comissão nacional de ética em pesquisa e segue as resoluções da CONEP. Dessa forma toda pesquisa feita dentro da UEMG deve passar pela aprovação deste comitê de ética.
PLATA FORMA BRASIL A Plataforma brasil é um site em que é possível registrar um projeto de pesquisa feito com seres humanos. Conta com um conselho de ética e pesquisa que possui como função é avaliar se o projeto causa algum dano ético aos pesquisadores e participantes envolvidos.
7 CARTILHA O PAPEL DA PSICOLOGIA E DA ÉTICA FRENTE AS PSEUDOCIÊNCIAS.
A PESQUISA EM AMBIENTE VIRTUAL Durante toda e qualquer pesquisa é necessário que o pesquisador ,assim como no ambiente físico, mantenha o sigilo quanto as respostas e quanto a toda e qualquer informação que o participante tenha submetido ao pesquisador. Assim para manter tal sigilo é recomendado que o pesquisador realize o download de arquivos e qualquer outra informação seja vídeo, transcrição, áudio ou qualquer outra informação dos participantes, para um dispositivo local e delete da nuvem, ou fonte original. Para assim apenas o pesquisador com acesso ao dispositivo tenha acesso a tais informações. Ao realizar o recrutamento de pessoas para a participação na pesquisa é necessário que o documento de convite apresente algumas informações, como o link de acesso ou instruções para que se o participante ver como necessário revogar seu termo de consentimento quanto a utilização de suas informações. Caso nãoseja possível distinguir e identificar as informações do participante é necessário que o pesquisador expla situação ao participante.
Meio ambiente ou ambiente virtual é um ambiente que envolve o uso da Internet, como emails, sites, programas, etc. E no telefone, a partir da ligação de áudio e vídeo, e também aplicativos e programas que usam estes métodos Forma não presencial, sendo o contato via ambiente virtual, onde não envolve a presença física dos pesquisadores e participantes da pesquisa.
8 CARTILHA O PAPEL DA PSICOLOGIA E DA ÉTICA FRENTE AS PSEUDOCIÊNCIAS.
A PSEUDOCIENCIA DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR Considerando as resoluções 466 e 510, é possível fazer um paralelo a diversos âmbitos no que tange a pratica da constelação familiar. Inicialmente é preciso ressaltar que a constelação familiar, não é aprovada pelo conselho federal de psicologia, e isso implica dizer que não há, deste modo validação cientifica e regulamentação, fazendo assim com que seja possível entende-la enquanto exercício ilegal da profissão, sendo passível de denuncias. Outro aspecto a ser observado é o fato de que ambas as resoluções, em se tratando de pesquisa, presam pela constituição de sujeito enquanto integrante de um contexto social, o que não é levado em consideração na pratica da constelação familiar; o sujeito é visto isolado dos fatores intrínsecos que permeiam a sociedade, sendo inclusive, muitas vezes responsabilizado por seus próprios traumas. Destarte, é necessário entender a maleficência desse serviço no contexto cientifico, ressaltando em especial a possibilidade do desencadeamento de traumas, e piora dos mesmos. Outrossim, é interessante analisar, que existe enraizado ainda nos dias atuais, uma cultura patriarcal que, por vezes diminui a figura feminina, nas mais diversas esferas, e há relatos onde a constelação familiar faz uso dessa visão retrógrada, a qual a psicologia, preza pelo combate de tais discursos, visando assim maior equidade dentro da coletividade.
9 CARTILHA O PAPEL DA PSICOLOGIA E DA ÉTICA FRENTE AS PSEUDOCIÊNCIAS.
REFERENCIAS Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução n o 466, de 12 de dezembro de 2012 Disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso46 6.pdf Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução n° 510, de 07 de abril de 2016. Disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso51 0.pdf http://papodeprimata.com.br/ciencia-vs-pseudociencia/ Plataforma brasil: para que serve? https://www.youtube.com/watch?v=CrtV3OBB-dg Comite de ética e pesquisa UEMG https://www.uemg.br/pesquisa/pesquisa/comite-de-etica Carta circular nº 1/2021-CONEP/SECNS/MS
10 CARTILHA O PAPEL DA PSICOLOGIA E DA ÉTICA FRENTE AS PSEUDOCIÊNCIAS.