E-BOOK HISTÓRIA DA PSICOLOGIA Flipbook PDF


68 downloads 99 Views 1MB Size

Recommend Stories


Get Instant Access to ebook Magia Con Velas PDF at Our Huge Library MAGIA CON VELAS PDF. ==> Download: MAGIA CON VELAS PDF
Get Instant Access to eBook Magia Con Velas PDF at Our Huge Library MAGIA CON VELAS PDF ==> Download: MAGIA CON VELAS PDF MAGIA CON VELAS PDF - Are y

Psicologia
Psicologia. Psicologia del desenvolupament. Personalitat. Model psicoanalitic. Psicoanalisi. Metapsicologia. Inconscient. Preconscient. Conscient

Get Como Superar Conflictos De Pareja pdf ebook download free site
Get Como Superar Conflictos De Pareja pdf ebook download free site >-- Click Here to Download Como Superar Conflictos De Pareja Now --< >-- Click H

Story Transcript

E-BOOK

História da Psicologia

@mariestudapsi

Sumário



1. O QUE É PSICOLOGIA?

2.PSICOLOGIA NA GRÉCIA ANTIGA 3.PSICOLOGIA NA EUROPA

4.PSICOLOGIA AMERICANA

5. PSICOLOGIA LATINO-AMERICANA

@mariestudapsi

O que é Psicologia? PSICO: ALMA LOGIA: ESTUDO Podemos compreender a Psicologia como o estudo da alma, que na Grécia Antiga é o correspondente do que hoje denominamos Mente. Atualmente podemos pensar numa dimensão ampla dessa área de conhecimento, chamando de Ciências Psicológicas, devido às variadas áreas de aplicação e abordagens teóricas existentes. Em termos de objeto de estudo, temos um grande paradigma. Só é possível defini-lo partindo de um referencial específico, ou seja, ele pode ser o Comportamento Observado para o Behaviorismo, pode ser o inconsciente para a Psicanálise ou ainda, a Cognição para os Cognitivistas. A longo desse e-book, buscaremos fazer uma trajetória histórica da Psicologia contando seus principais marcos em cada época, qual é o objeto de estudo e os principais marcos científicos e avanços da época .

@mariestudapsi

Psicologia na Grécia Antiga As discussões a cerca da mente começaram na Grécia Antiga. Diversos filósofos apontaram caminhos sobre como estudar, e o que é de fato o objeto de estudo da Psicologia. Veremos alguns, como Sócrates, Platão e Aristóteles. Sócrates (469-399 a.C) teve seus estudos com maior ênfase na Epistemologia ,área de estudo da Filosofia que se preocupa com a maneira como obtemos conhecimentos. Entretanto, ele ficou bastante conhecido pela criação do chamado método socrático, um método dialético que tem por objetivo, o questionamento. No que tange os objetos de estudo da Psicologia Moderna, Sócrates afirmava que o conhecimento é também autoconhecimento, segundo ele o objetivo supremo da vida é compreender a razão pela qual existimos. O método socrático é uma ferramenta de fundamental importância no contexto clínico da Psicologia, pois se constitui como uma "descoberta guiada" e auxilia o paciente na identificação do problema, na identificação de crenças, no significado dos eventos e as suas implicações nos pensamentos e comportamentos. Platão ( 427-347 a.C) inaugura o Racionalismo, através da busca por definições de valores morais abstratos como "virtude" e " justiça". Segundo ele, nós já nascemos com um esboço imperfeito do mundo em que vivemos, e é através dos nossos sentidos que conseguimos apreender o mundo material. Podemos destacar sua grande importância para a Psicologia no que toca o uso da Razão como caminho para o conhecimento, ou seja, só conseguimos compreender racionalmente o que vivemos se estamos atentos as experiências reais que temos, logo não podemos concluir nada apenas com os nossos sentidos, pois eles são sombras da realidade. Aristóteles (384-322 a.C) também com ênfase na Epistemologia, compreende que somente encontramos a verdade por meio das evidências no mundo à nossa volta. Seguindo essa lógica a filosofia aristotélica muito enriquece a Psicologia, principalmente no que tange a compreensão de determinados comportamentos e como eles se tornam formas legitmas de se expressar no mundo. "TODA AÇÃO DEVE-SE A UMA OU OUTRA DAS SETE CAUSAS: ACASO, NATUREZA, COMPULSÃO, HÁBITO, RACIOCÍNIO, IRA OU APETITE"- Aristóteles. Nessa afirmativa podemos perceber, que para Aristóteles a ação humana está sempre mediada por uma "causa", o que na Psicologia podemos associar as crenças.

@mariestudapsi

Psicologia na Europa A Psicologia tem um grande paradoxo, pois ao mesmo tempo que é uma das disciplinas acadêmicas mais antigas ( Grécia Antiga) é ao mesmo tempo uma das mais novas, em termos de formalização enquanto Ciência e Profissão. A Psicologia enquanto campo de saber e estudo independente, surge no século XIX. Wilhelm Wundt teve forte influência nos rumos que esse campo de saber deveria tomar, para ser de fato considerado científico. Para compreender o avanço da Psicologia na Europa é fundamental compreender o Zeitgeist da época e as escolas de pensamento que surgiram. A Europa do século XIX foi marcada por períodos revolucionários, como a Revolução Francesa. Momentos históricos estão estritamente ligados ao que denominamos Zeitgeist: o espírito do tempo; composto por uma série de elementos que constituem o ambiente cultural e intelectual em um período específico da história. Seguindo essa lógica, "as ideias psicológicas" estiveram atreladas a Filosofia até 1870, após isso a Psicologia se torna disciplina científica independente na Europa e nos Estados Unidos. Ou seja, toda a produção cultural e intelectual da Europa até 1870 estava associada ao Zeitgeist, que hipervalorizava a Filosofia Moderna. Foi em 1879 que Wilhelm Wundt funda o Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade de Leipzig, marcando nas produções psicológicas a inauguração do status científico da Psicologia. A abordagem de Wundt ficou conhecida como estruturalismo porque usava métodos experimentais para encontrar os blocos básicos de construção (estruturas) de pensamento e investigar como eles interagiam. Mesmo tendo se tornado de certo ponto uma disciplina independente, nesse primeiro momento a Psicologia Europeia ainda era dependente das contribuições da física, química e matemática, nos seus estudos com o método experimental.

@mariestudapsi

Psicologia Americana

O século XIX foi sem dúvida um tempo de grandes marcos para a Psicologia, em 1892 por exemplo, é criada a Associação Psicológica Americana nos Estados Unidos. William James é o grande nome da Psicologia Americana, e inaugura o Funcionalismo nessa área de conhecimento. Diferente da Psicologia Europeia a Psicologia Americana estava preocupada não com a forma da experiência e seus elementos, seu objetivo era o estudo sobre a adaptação dos seres humanos ao seu meio ambiente. Nesse sentido, não é possivel pensar em PSICOLOGIA, mas em PSICOLOGIAS, pois cada objeto de estudo e suporte teórico está diretamente ligado a como já vimos , ao Zeitgeist da época. A Psicologia Americana nasce de um interesse pragmático por essa área científica, ao mesmo tempo em que não ignora aspectos fundantes do ser humano como as emoções.

@mariestudapsi

Psicologia Latino- SulAmericana

É no contexto latino-americano que nasce a preocupação com uma Psicologia que seja de fato engajada com a realidade social de diferentes povos e culturas. Desde o seu "nascimento" a Psicologia se vê circundada por diferentes contextos sociais, culturais e econômicos; porém quando se pensa em Europa e América do Norte, temos sociedades com histórias semelhantes no que tange a privilégios e relações de poder. Não se torna possível construir e aplicar uma teoria psicológica sem pensar nas nuances e diferenças de cada país. Desse conflito surge o que chamamos de Psicologia Sócio Histórica ou Histórico-Crítica, que até tem produções no contextos europeu e norte americano, mas o que aqui nos interessa é a produção a partir da realidade vivida, ou seja, a Psicologia Latino-Sul-Americana. O grande nome é Martin Baró, com produções importantes sobre a exploração, relações sociais e oque deve ser o objetivo da Psicologia Social.

@mariestudapsi

Referências Bibliográficas

SCHULTZ, Duane P; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da Psicologia Moderna. 12ª edição. São Paulo: Editora Cultrix,1981. KIM, Douglas. O Livro da Filosofia. 15ª reimpressão. São Paulo: Editora Globo, 2014.

@mariestudapsi

Get in touch

Social

© Copyright 2013 - 2024 MYDOKUMENT.COM - All rights reserved.