Story Transcript
Conheça o projeto O Tampinha da Inclusão é um projeto social permanente fundado e desenvolvido pelo vereador Tércio Tinoco com a finalidade de coletar tampinhas 100% plásticas que serão recicladas e ajudarão na aquisição de cadeiras de rodas e cadeiras de banho para doação às pessoas com deficiência, idosos ou com mobilidade reduzida, devidamente cadastradas.
Como funciona? Cada cadeira de rodas ou de banho equivale a cerca de 200kg de tampinhas coletadas. A partir da coleta os voluntários do projeto realizam o trabalho de limpeza e triagem, no qual também são separadas as tampinhas brancas das tampinhas coloridas. Em seguida, é feito o armazenamento e a identificação dos volumes a serem enviados para a pesagem e finalização do processo junto à empresa parceira de reciclagem. As cadeiras são adquiridas e destinadas aos beneficiários cadastrados e aptos ao recebimento.
Sustentabilidade O Tampinha da Inclusão alinha a responsabilidade social com práticas sustentáveis e de proteção ambiental, evitando o descarte indiscriminado do plástico que leva mais de 100 anos para se decompor.
Como ajudar? Você que é pessoa física ou jurídica poderá ajudar no projeto das seguintes formas: A) Ser um apoiador(a) parceiro(a). Para isso, basta preencher o Termo de Responsabilidade e receber o seu coletor; B) Ser um doador(a) independente; C) Ser voluntário(a) nos mutirões coletivos de limpeza e separação das tampinhas.
As doações de tampinhas ( já limpas e separadas entre brancas e coloridas) podem ser nos endereços abaixo: • Câmara Municipal de Natal - Gabinete do vereador Tércio Tinoco Rua Jundiaí, 546 - Tirol - Natal/RN • Escritório | Vereador Tércio Tinoco Rua Marechal Rondon, 3490 - Candelária - Natal/RN (em frente a igreja católica) • Instituto Tércio Tinoco Av. Guaratinguetá, 612, Lagoa Azul - Natal/RN Consulte nosso gabinete para mais informações sobre os pontos de coleta através do WhatsApp: (84) 98140-2111.
Quais cadeiras são doadas? As cadeiras doadas pelo projeto são exclusivamente as cadeiras de rodas tradicionais e as cadeiras de banho, destinadas apenas para adultos.
Como ser um beneficiário? O beneficiário da doação da cadeira de rodas deverá necessariamente: A) Realizar e manter cadastro atualizado junto ao banco de dados do projeto; B) Residir preferencialmente na cidade do Natal/RN;
C) Possuir real necessidade do uso da cadeira de rodas; D) Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Tais requisitos deverão ser atestados através de Relatório de Aptidão favorável emitido pelo(a) coordenador(a) responsável por realizar a visita social.
Como é feita a solicitação e entrega das doações de cadeiras? As doações de cadeiras de rodas e de banho são para pessoas com deficiência, idosos ou com mobilidade reduzida de toda a cidade do Natal/RN. É realizado um pré-cadastro pela equipe do vereador Tércio Tinoco a partir das solicitações e respeitando uma lista de espera. Posteriormente, será realizada uma visita social por um dos nossos coordenadores, que fará um Relatório de Aptidão, conforme requisitos exigidos. As doações observam ainda a disponibilidade e quantidade de cadeiras existentes, que dependerá diretamente das doações adquiridas com o projeto, bem como a necessidade específica de cada pessoa.
Serão feitos registros fotográficos e de vídeo de cada entrega para comprovação e prestação de contas com os doadores e toda a população, sendo garantida a qualquer tempo a transparência e o acesso à informação de todo o processo.
Quanto mais tampinhas você doar, mais pessoas poderão ser atendidas!
Perguntas frequentes? 1 - Quais tipos de tampinhas plásticas podem ser doadas? Só de refrigerante? Recebemos qualquer tipo de tampinha 100% plástica, como: tampas de detergente, de sabão, de amaciante, de xampu, de garrafas pet (refrigerante e água por exemplo), de potes de margarina, de potes de doce, entre outras.
2 - Preciso separar as tampinhas por cor? É preciso fazer a separação apenas das tampinhas na cor branca. As tampinhas de outras cores podem ficar juntas.
3 - O projeto tem tempo determinado de duração? Não, a campanha é permanente e sem data para acabar!
4 - Se eu doar 200 kg automaticamente tenho direito a uma cadeira? Não, as doações serão realizadas aos beneficiários devidamente cadastrados, respeitando a lista de espera, visita e Relatório de Aptidão realizado pela nossa equipe.
5 - Se eu não puder deixar nos pontos de coleta, tem alguém para pegar na minha casa/empresa? Sim, basta solicitar a coleta através do nosso Whatsapp e será realizado o agendamento junto a equipe de coleta.