TRABALHO JULIA Flipbook PDF

TRABALHO JULIA

89 downloads 118 Views 519KB Size

Story Transcript

TRABALHO: ITINERÁRIO FORMATIVO

PATRIMONIO HISTÓRICO: PATRIMONIO HISTÓRICO METERIAL E IMATERIAL ALUNA: JÚLIA VITÓRIA PROFESSORA: IVETE

SÉRIE: 2ª A

PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL O patrimônio cultural é definido como o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que necessitam ser considerados de relevante interesse para a permanência e identidade da cultura de um povo. Esse patrimônio é um legado deixado pelos nossos antepassados que nos permite reconhecer a tradição, a religião, a cultura e a arte de um povo. Sua principal função é manter preservado o passado para as gerações futuras. CULTURA MATERIAL E IMATERIAL A cultura material e a cultura não material são tipos de patrimônio que expressam a cultura e as características de um determinado grupo ou região. Enquanto a cultura material consiste em elementos tangíveis, como edifícios e objetos de arte, a cultura não material está associada a elementos abstratos como hábitos e rituais. Os objetos artísticos, roupas, obras de arte, edifícios e sítios arqueológicos são exemplos de cultura material, já que é algo concreto, tangível e palpável. Por outro lado, literatura, culinária, festas, danças e esportes são considerados como cultura imaterial. As organizações responsáveis em classificar os bens, sejam materiais ou imateriais, como importantes para a cultura de um povo, visam à salvaguarda e à proteção desses bens, de maneira que fiquem preservados às gerações futuras, servindo-se de objetos de estudo e fontes de experiências emocionais.

PATRIMÔNIO MATERIAL

A Torre Eiffel é uma torre treliçada de ferro forjado no Champ de Mars, em Paris, França. É nomeado após o engenheiro Gustave Eiffel, cuja empresa projetou e construiu a torre. Apelidado localmente de "La dame de fer", foi construído de 1887 a 1889 como a peça central da Feira Mundial de 1889.

CENTRO HISTÓRICO DE OURO PRETO

Em 1980, o Brasil entrou pela primeira vez na seleta lista da Unesco. A antiga capital das Minas Gerais, construída no século 17, foi reconhecida mundialmente por manter a maior parte de suas características originais, como a arquitetura religiosa e a civil.

PATRIMÔNIO IMATERIAL

As escolas de samba receberam nessa terça-feira o diploma que oficializou o carnaval de São Paulo como patrimônio imaterial do estado. O diploma para as escolas foi emitido pelo Condephaat, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico e foi entregue aos dirigentes da Liga das Escolas de Samba de São Paulo e representantes das escolas em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado.

HORTO FLORESTAL

A Jornada do Patrimônio Cultural SP é um evento participativo, celebrado pelos cidadãos, que tem como intuito sensibilizar o público para a valorização dos patrimônios culturais dos municípios do Estado, por meio de visitas monitoradas, debates, atividades e ações gratuitas voltadas às tradições locais. Inspirado na iniciativa que nasceu na França em 1985 e passou a integrar o calendário de eventos de toda a Comunidade Europeia a partir de 1999, chega a sua terceira edição em São Paulo.

Get in touch

Social

© Copyright 2013 - 2024 MYDOKUMENT.COM - All rights reserved.