Trabalho_Pratico_Catarina_Ramos_2022104650 Flipbook PDF


97 downloads 104 Views 7MB Size

Recommend Stories


Porque. PDF Created with deskpdf PDF Writer - Trial ::
Porque tu hogar empieza desde adentro. www.avilainteriores.com PDF Created with deskPDF PDF Writer - Trial :: http://www.docudesk.com Avila Interi

EMPRESAS HEADHUNTERS CHILE PDF
Get Instant Access to eBook Empresas Headhunters Chile PDF at Our Huge Library EMPRESAS HEADHUNTERS CHILE PDF ==> Download: EMPRESAS HEADHUNTERS CHIL

Story Transcript

TRABALHO PRÁTICO

Catarina Ramos

Fotografia de Keith Misner

ÍNDICE ICE Introdução

Esquissos iniciais

1

Diagramas e Folhas Síntese

05

Conclusão

Desenhos Técnicos e Axonometrias

2

011 Fotografia de Maxine Yang

3

INTRODUÇÃO

Este trabalho prático tem como objetivo mostrar as possibilidades de representação gráfica de um objeto arquitetônico aplicando as técnicas construtivas e a imagem geométrica que desenvolvemos neste semestre. A partir do projeto realizado na disciplina Projeto I, foi proposto a elaboração de um documento que agrupa-se tipos de representação, sistemas de projeção, perspectivas e escalas que permitissem dar a conhecer e explicasse no seu sentido espacial e formal o objeto arquitetônico. Deveriam ser apresentadas perspectivas e vistas do objeto, tanto interiores como exteriores, onde o domínio das técnicas e métodos supramencionados fosse visível.

4

022 5

ESQUISSOS INICIAIS

A realização de esquiços iniciais auxiliou na criação de ideias para o projeto “O habitáculo”, proposto na disciplina de Projeto I. Este consistia na criação de uma casa temporária situada no Parque do Covelo. Depois de um estudo sobre o local, a primeira ideia que surgiu foi a elaboração de um habitáculo que estivesse semi-soterrado. Na unidade curricular de geometria foi colocado um desafio de criar todas as semanas, uma folha coberta de esboços que fossem explicando as ideias que íamos tendo para o projeto.

Comecei por realizar esquissos muito simples, baseando-me na construção de figuras geométricas, nomeadamente quadrados e retângulos, uma vez que só poderíamos utilizar movimentos ortogonais na construção do trabalho. Isto ajudou na representação de plantas e alçados.

A realização de perspectivas isométricas também auxiliou no que diz respeito a percecionar como a ideia visionada ficaria quando fosse reproduzida para um modo de representação tridimensional. 6

ESQUIÇOS INICIAIS

Foram esboçadas perspectivas interiores, como a sala, o que ajudou a entender onde poderiam ser colocadas janelas, escadas e até mobiliário. Da parte exterior foi desenhada a entrada e uma simulação de como o edifício ficaria enterrado no terreno.

Com o intuito de perceber como haveria de fazer a composição das 4 divisões obrigatórias, comecei por desenhar uma quadrícula e imaginar como organizar cada cubo.

Após compreender como poderia estruturar a construção, foram realizadas novas perspetivas com 7

ESQUIÇOS INICIAIS

Conforme íamos avançando no projeto, ideias diferentes foram surgindo e a necessidade de reproduzir para o papel também. Sempre baseadas em grelhas, foram criadas plantas para criar novas formas e organizações.

Com a ideia mais consolidada, foi possível iniciar uma representação mais fiel das maquetes já existentes. O desenho ajudou na decisão de onde e como colocar cada divisão da casa, o percurso a percorrer e como ficaria a casa enterrada no terreno.

8

033 9

DIAGRAMAS E FOLHAS SINTESE

Uma boa forma de comunicar e explicar a nossa ideia é a concretização de diagramas e folhas síntese. Não só capta a atenção do observador, como também ajuda o formando a simplificar, organizar e centralizar os pontos chave do projeto.

Por serem muito simples e rápidos de fazer, os diagramas podem ser uma mais valia não só na organização do pensamento do estudante, mas também podem ser uma ferramenta útil para explicar as ideias e realçar partes importantes a serem referidas acerca do trabalho.

A folha síntese é o produto polido fruto da união dos esquissos e as ideias do diagrama, onde através de marcas gráficas e pouco texto se pretende descrever o processo que conduziu ao projeto final. Pode-se dizer, portanto, que é um resumo da globalidade do processo, fácil de explicar e entender.

10

044 11

DESENHOS TÉCNICOS E AXONOMETRIAS

Uma das melhores formas de apresentar o nosso trabalho na sua verdadeira grandeza é escolher uma escala e executar desenhos técnicos. A criação de plantas, alçados, cortes e axonometrias ajuda na compreensão do espaço, porque apesar de não ser possível visualizar fisicamente, é possível determinar as suas dimensões espaciais com bastante precisão. Uma das suas maiores vantagens é a possibilidade de representar partes específicas do projeto arquitetônico na sua verdadeira grandeza.

Planta

12

DESENHOS TÉCNICOS E AXONOMETRIAS

Alçados

Cortes 13

DESENHOS TÉCNICOS E AXONOMETRIAS

Axonometria

14

055 Fotografia de Casper Camille Rubin

15

CONCLUSÃO

Com esta unidade curricular, consegui entender que a Geometria pode ser mais que uma forma de representar e compreender projetos, podendo ser uma ferramenta não negociável quando se pensa e pratica Arquitetura. Além disso, nos futuros trabalhos a desenvolver nas próximas unidades curriculares, e com o auxílio dos conteúdos, métodos e técnicas adquiridas desta disciplina, conseguirei explorar diferentes métodos como ferramentas essenciais, tais como utilizar diferentes sistemas de projeção e interpretar e utilizar diferentes escalas de representação. Estas skills que adquiri e certamente vou aprimorar ao longo do tempo serão parte fulcral do meu percurso em arquitetura e do meu sucesso como profissional um dia.

16

Get in touch

Social

© Copyright 2013 - 2024 MYDOKUMENT.COM - All rights reserved.