CADERNO__Tecnologia e Sociedade Flipbook PDF


98 downloads 99 Views 4MB Size

Story Transcript

7ºano

Suplemento interdisciplinar CIÊNCIAS, GEOGRAFIA E HISTÓRIA

TECNOLOGIA E SOCIEDADE Conquistas, desafios e dilemas

Organizadores: Prof. Caio Castro Freire Prof. Eduardo de Oliveira Alves Prof. Eliton Almeida da Silva Profa. Gabriela Moreira Machado Moraes

SUMÁRIO

1. Reflexões iniciais...........................................................................................

2

2. Força e energia ao longo da história.......................................................

7

3. Novas tecnologias e o espírito científico humanista......................... 24 4. Do meio natural ao meio técnico-científico e informacional........... 32

REFLEXÕES INICIAIS O Mito de Ícaro De acordo com a mitologia grega, Dédalo era um genial arquiteto que trabalhava para o Rei Minos, na Ilha de Creta. Foi Dédalo quem projetou o labirinto onde vivia o temível Minotauro. Por trair a confiança do rei, Dédalo acabou sendo preso no labirinto (que ele mesmo criou), junto com seu filho, Ícaro. Para conseguirem fugir, Dédalo teve a ideia de construir asas feitas com penas de gaivotas coladas com cera de abelhas. Como era um grande inventor, suas asas realmente funcionaram, e os dois saíram voando do labirinto e fugiram de Creta. Porém, ao sentir-se livre como um pássaro, voando pelos céus, Ícaro pensou que era tão poderoso quanto um deus e voou cada vez mais alto, sem ouvir as instruções de seu pai, que alertava para o perigo de um voo tão ousado. Dédalo disse: “nem tão alto no céu, nem tão baixo perto do mar, recomendo-te que voes a uma altura moderada, pois, se voares muito baixo, a umidade do mar encharcará as penas, e, se voares muito alto, o calor do sol derreterá a cera”.

2

Mas, como Ícaro não respeitou os conselhos do pai, o castigo pela ousadia não demorou. Pouco a pouco, o calor foi derretendo a cera e desfazendo as asas. Sem poder ajudar o filho, Dédalo assistiu horrorizado enquanto Ícaro despencava das alturas até cair no mar Egeu, onde acabou se afogando. Mesmo sendo uma história fictícia, esse mito nos ajuda a refletir sobre alguns aspectos da nossa realidade, como a relação da humanidade com a tecnologia. Criamos máquinas, ferramentas e técnicas para dominar as forças da natureza e beneficiar a sociedade, trazendo mais segurança e conforto, facilitando a vida em vários aspectos e dando ao ser humano maiores condições de realizar seus desejos. Isso é representado pela figura de Dédalo, que tem boas intenções e cria suas invenções para serem coisas positivas – o labirinto para controlar a força do Minotauro e proteger a população da ilha de uma ameaça; e as asas para vencer a força da gravidade e permitir uma nova forma de o homem se locomover e se libertar. Entretanto toda invenção tem também seus perigos e riscos; ao mesmo tempo em que resolve alguns problemas, cria outros. Isso pode ser pensado a partir das figuras do rei Minos e de Ícaro.

3

O rei Minos representa uma pessoa economicamente forte, que passa a utilizar as tecnologias e seu poder para oprimir e controlar aqueles que o servem. Isso se dá quando ele resolve prender pessoas dentro do labirinto, que, a princípio, havia sido construído com propósitos benéficos, e é desse modo que Dédalo se torna vítima (refém) da sua própria criação. Já Ícaro representa uma pessoa ingênua, que não reflete sobre as tecnologias, mas deslumbra-se com a “máquina das asas” e a utiliza de maneira ambiciosa, egoísta e irresponsável para satisfazer apenas seus desejos pessoais. Dessa forma, o que era para ser uma solução (a libertação) torna-se uma tragédia (a condenação à morte).

4

A DECEPÇÃO DE DUMONT Desde pequeno, Alberto Santos Dumont (1873 – 1932) tinha interesse por voar e curiosidade sobre isso. No dia 23 de outubro de 1906, ele conseguiu decolar pela primeira vez o 14 BIS, o avião de um tripulante, que conseguiu decolar sem ajuda de mecanismo externo. Porém Santos Dumont temia que sua invenção, que foi um avanço histórico para a humanidade, fosse utilizada de maneira negativa.

Por isso, solicitou à Liga das Nações que seu uso em guerras fosse proibido, o que, infelizmente, não foi atendido.

5

A partir das reflexões propostas pelo texto e de suas opiniões e crenças, responda:

>>>

As tecnologias podem ser classificadas como boas ou ruins? Justifique sua resposta.

>>>

Dê exemplos de máquinas / invenções que mudaram muito a nossa vida e explique quais impactos essas tecnologias têm em nossa sociedade.

>>>

Com os avanços tecnológicos, surgiram vários produtos que são muito valorizados (por exemplo: carros, celulares). Como você avalia os hábitos de consumo das pessoas hoje em dia – as pessoas compram por que precisam (pela real utilidade e necessidade) ou por outros motivos? Exemplifique.

>>>

Por que, mesmo com tantos avanços, não conseguimos resolver certos problemas da sociedade, como, por exemplo: fome, pobreza, guerras, falta de escolaridade, desemprego, mortes por covid? Defenda seu ponto de vista.

6

ATIVIDADE 1. Força e energia ao longo da história Por muito tempo, nos primórdios da humanidade, a força muscular foi a principal fonte de energia utilizada pelo homem, até que ele começou a inventar e usar outras ferramentas e técnicas para otimizar a realização de suas tarefas cotidianas. Inicialmente foi a descoberta do fogo e o desenvolvimento de utensílios para a caça e a pesca.

SAIBA MAIS Assista ao vídeo sobre as diferentes formas de energia. Clique no play ou acesse o QR-Code abaixo:

O domínio do fogo, por exemplo, facilitou a vida do homem das cavernas e possibilitou-lhe aquecer alimentos, espantar animais perigosos, fabricar armas para proteção. Posteriormente, o homem passou a utilizar a tração animal, a força dos ventos e das quedas d’água na produção agrícola e pecuária. Na Antiguidade, a utilização do vento também foi essencial na navegação à vela para a colonização e o comércio. Mais tarde, outras máquinas foram criadas, como as alavancas, polias e as rampas, para ajudar o homem a realizar ainda mais trabalho, com menos esforço físico.

7

Uma forma de utilizar a tração animal era arando a terra. A prática já era utilizada no Egito antigo. No entanto, por volta do século XI ela foi aperfeiçoada na Europa, com o desenvolvimento do arado pesado, conhecido como charrua, e aprimoramento nos arreios.

8

1.1 Assinale a alternativa que melhor indica as principais vantagens destas inovações técnicas em relação às práticas utilizadas até aquele momento. a)

Houve aumento da empregabilidade nos campos, já que era preciso um número muito maior de camponeses para arar o mesmo terreno.

b)

Além de ser mais resistente para revolver a terra, a charrua de metal era presa ao peito do animal, aumentando a força de tração.

c)

Como a charrua só era usada em alguns feudos, não houve grande impacto na produção de alimentos, no período feudal.

d)

O

uso

da

charrua,

por

estar

associada

à

baixa

produtividade do solo, foi logo abandonado nas lavouras medievais.

9

Por volta do século XII surgiram os moinhos de vento. Os antigos moinhos movidos à água já eram utilizados desde a antiguidade, mas a utilização da força do vento para mover estruturas que moíam grãos, fabricavam tecidos, faziam cerveja e espremiam óleos foi uma verdadeira revolução na produção agrícola, ao lado do desenvolvimento do arado de metal e da rotação trienal de culturas.

SAIBA MAIS Aqui, você pode assistir ao vídeo sobre o surgimento dos moinhos de vento. Clique no play abaixo:

Vale lembrar que os moinhos pertenciam, invariavelmente, aos senhores feudais. Assim, os camponeses eram obrigados a pagar pesados tributos para utilização destas e outras estruturas senhoriais.

10

1.2 Veja abaixo o gráfico que apresenta uma estimativa do crescimento populacional europeu durante a Idade Média e, no mesmo período, o aumento das rotas de comércio.

Considerando os estudos realizados e as informações obtidas neste material, identifique quais afirmações são verdadeiras e quais são falsas. [

]

Nota-se que o aumento populacional europeu coincide com o surgimento das inovações agrícolas medievais.

[

]

O crescimento do comércio está relacionado às inovações tecnológicas,

pois

os

agricultores

começaram

a

comercializar seus excedentes agrícolas. [

]

O aumento do comércio foi uma necessidade das pessoas que já não encontravam trabalho nos campos, devido ao aumento populacional.

[

]

Os camponeses, ao usarem os moinhos, precisavam pagar o imposto denominado banalidades aos senhores feudais.

11

Com o avanço da ciência e dos conhecimentos físicos sobre calor e temperatura, máquinas mais modernas surgiram, causando uma verdadeira revolução – uma transformação ainda mais profunda em nossa sociedade, cujas consequências perduram até hoje. Essas máquinas foram nomeadas de máquinas térmicas, por funcionarem à base de calor. Basicamente, são dispositivos que queimam um combustível (por exemplo, madeira ou gás) para liberar energia térmica e transformar esse calor em movimento (energia mecânica). Essas novas tecnologias, por serem muito mais eficientes / potentes que as anteriores, mudaram de vez a nossa maneira de produzir as coisas, aumentando nossa produtividade em uma escala nunca vista. Isso por terem a capacidade fazer muito mais força e de forma mais rápida.

12

É o que ocorre por exemplo nos trens ou navios a vapor e nos motores dos carros movidos a gasolina, álcool ou diesel; e foi assim que a força humana ou animal foi sendo substituída por outras fontes e formas de energia. Porém, tudo tem um “preço”, e nesse caso o custo foi tornar nossa população mais dependente de alguns recursos naturais como o carvão e o petróleo (chamados de combustíveis fósseis). Atualmente, a maior parte das máquinas que sustentam o funcionamento da sociedade – máquinas utilizadas nos meios de transporte, na agropecuária, nas indústrias, na geração de eletricidade para as cidades e casas –, depende desses recursos, os quais não são renováveis e podem causar uma série de problemas ambientais.

SAIBA MAIS Assista ao vídeo sobre a evolução dos combustíveis ao longo da história. Clique no play ou acesse o QR-Code abaixo:

13

1.3 Investigando como funciona uma máquina térmica Acesse os materiais digitais abaixo, discuta nas aulas de ciências essas inovações tecnológicas e em seguida realize os exercícios propostos. https://youtu.be/tvJ2BDhKsaQ https://youtu.be/08P5BIMqAMo

Os exercícios devem ser acessados no PORTAL DO ALUNO, na aba “Verificações de Aprendizagem”.

14

Descreva o funcionamento de certa máquina térmica, associando corretamente cada número aos processos que ocorrem em cada etapa.

(A) Resfriamento do vapor para diminuição da pressão no cilindro e contração do pistão.

(A) Aumento da pressão devido ao alto grau de agitação (energia) das moléculas de água.

(A) Combustível para geração de energia térmica, que aquece e transforma a água em vapor.

(A) Deslocamento do pistão em função da expansão do gás quente.

(A) Realização de trabalho, resultante da conversão do calor em energia mecânica.

15

As primeiras máquinas a vapor do século XVIII tinham rendimento muito baixo, ou seja, consumiam grandes quantidades de combustível e realizavam pequenos trabalhos. Por volta de 1770, o inventor escocês James Watt desenvolveu um modelo que substituiu as máquinas que até então existiam, pois era mais eficiente e apresentava enormes vantagens. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo (marque “V” para verdadeiro e “F” para falso). [ ] As primeiras máquinas tinham apenas um cilindro, o que contribuía para sua baixa eficiência.

[ ] A adição de outro cilindro (o condensador) teve o propósito de armazenar mais gás quente na máquina e movimentar um segundo pistão.

[ ] Uma melhoria foi evitar jogar água fria no cilindro com pistão, pois, como sua temperatura diminuía muito, a máquina gastava mais tempo e calor para aquecê-lo novamente.

[ ] Com o novo modelo proposto por Watt, as máquinas térmicas se tornaram 100% eficientes, ou seja, capazes de transformar todo o calor em trabalho.

16

Pelo link ou QR code a seguir, assista ao vídeo que mostra um youtuber construindo uma máquina térmica caseira.

A partir da sua compreensão sobre esse dispositivo, associe cada item da coluna da esquerda a um item da coluna da direita.

Vela dentro da lata grande de metal

Empurra o mecanismo para cima

Bexiga grudada à tampinha de garrafa

Ajuda no retorno do pistão para baixo

Ar quente

Funciona como a “caldeira” e a fonte de calor

Bombril e água

Faz a função de pistão que produz o movimento

17

1.4 Refletindo sobre os impactos do desenvolvimento tecnológico Leia o texto a seguir, e depois realize os exercícios propostos. Desde a sua invenção, as máquinas térmicas têm evoluído muito, trazendo alguns impactos para a nossa vida. A máquina a vapor acelerou o desenvolvimento industrial e econômico, além de contribuir na expansão das grandes cidades. Os veículos automotores (carro, motocicleta, caminhão, ônibus, trem) se tornaram os meios de transporte ou de locomoção mais usados. O automóvel traz conforto, independência e comodidade, sendo indispensável para a maioria das pessoas. As motos, por serem mais práticas e econômicas, viraram febre nas cidades. Esses veículos nos permitiram percorrer distâncias cada vez maiores. Os trens e caminhões também se tornaram extremamente úteis para o deslocamento de cargas cada vez mais pesadas. A criação do avião foi outro grande passo para a história e para a nossa vida, pois ele diminuiu ainda mais o tempo de viagem entre duas cidades ou países. Na agricultura, com a evolução das máquinas, hoje em dia temos tratores tecnológicos, semeadeiras, colheitadeiras e outros maquinários aumentando ainda mais a produção das safras e colheitas. Elas aumentam a produtividade por conseguirem superar a força de homens e animais e superar o trabalho que estes realizavam antigamente no campo.

18

A Física fornece uma forma geral de medir o trabalho das máquinas, ou de qualquer outra coisa. Quanto maior a força e a distância percorrida, maior o trabalho. Isso pode ser expresso assim: FÓRMULA:

T=FxD

T. Trabalho F. Força D. Distância VOCÊ SABIA?

Mas e o que significa ser mais potente? E como medimos isso? Várias máquinas podem realizar um mesmo trabalho, mas algumas são mais rápidas. Isso é potência. Portanto, quando falamos em uma coisa potente, imaginamos algo capaz de realizar MAIS TRABALHO em MENOS TEMPO. Por exemplo, você pode usar um cavalo para carregar mercadorias, mas sabe que um caminhão é bem mais potente, pois ele pode, em menos tempo, percorrer uma distância maior carregando mais peso.

As primeiras máquinas a vapor inventadas eram muito comparadas à força dos cavalos e isso virou uma medida de potência. Essa medida é chamada de Cavalo-Vapor (CV) ou Horse Power (HP) e é usada até hoje! Então quando dizemos que o motor de um carro tem 400 cavalos de força (400 cv) ou 400 cavalos de potência (400 hp), o que queremos dizer é que esse motor é capaz de realizar um trabalho equivalente ao trabalho de 400 cavalos juntos. Muito interessante, não acha?

19

Mas será que as máquinas térmicas só nos trouxeram vantagens/benefícios? Por serem mais eficientes, essas tecnologias foram substituindo a mão de obra humana, tendo como consequência a elevação do número de desempregados. As máquinas, cada vez mais automatizadas, diminuíram drasticamente a necessidade de trabalhadores rurais, causando uma migração humana do campo para as cidades. Além disso, por dependerem de combustíveis fósseis (como a queima de carvão mineral), essas máquinas contribuíram para o aumento da poluição do ar.

DICAS Pesquise informações no seu Livro de Ciências – Capítulo: "As máquinas e o mundo moderno”. (Páginas 36, 37 e 39).

Os exercícios devem ser acessados no PORTAL DO ALUNO, na aba “Verificações de Aprendizagem”.

20

Os combustíveis fósseis e a poluição atmosférica Com a grande emissão de poluentes liberados pela atividade industrial e pelos inúmeros veículos circulando nas ruas das cidades, o meio ambiente e a saúde humana são diretamente afetados. Um desses poluentes nocivos é o dióxido de carbono (CO2), que contribui com o aumento do efeito estufa. A Hora do “Rush” Nas grandes cidades, a hora do “rush” é um horário temido pela população, pois ocorrem grandes congestionamentos, acidentes, poluição sonora, entre outros problemas.

VOCÊ SABIA? O avião, por usar o querosene como combustível, é um dos maiores responsáveis pelas emissões de poluentes no mundo todo. A queima do querosene origina diversos poluentes que contribuem com o aquecimento global.

21

Vimos que algumas máquinas, por serem mais potentes, aumentaram muito a nossa capacidade de realizar trabalho e de produzir coisas, permitindo grande desenvolvimento tecnológico. Acerca desse assunto, responda: a) Por que a medida chamada “cavalo vapor” ou “horse power” foi criada quando as primeiras máquinas térmicas surgiram? (Pesquise quem criou essa medida, por que o cavalo foi usado como referência, e por que essa medida era importante na época. O que essa medida ajudava a mostrar?) b) Qual dos cavalos a seguir pode ser considerado mais potente – o cavalo A ou o cavalo B? Justifique.

c) Para avaliar a potência, não basta olharmos a força que um animal ou uma máquina é capaz de fazer, ou seja, a quantidade de carga (peso) que esse animal ou essa máquina é capaz de movimentar. O que mais precisamos considerar para calcular a potência?

22

O gráfico abaixo ilustra como, historicamente, nossa sociedade tem utilizado algumas fontes de energia devido a novas tecnologias que foram surgindo. A partir dessa representação e das nossas discussões sobre a relação entre tecnologia e sociedade, responda:

Para melhorar a sua resposta, explique o que é o efeito estufa e o aquecimento global e como o desenvolvimento tecnológico da nossa sociedade tem impactado esses fenômenos.

DICAS Pesquise informações no seu Livro de Ciências – Capítulo “Mudanças na Atmosfera” (páginas de 108 a 113).

a) Como as fontes de energia têm mudado ao longo do tempo? Utilize os dados do gráfico para justificar sua resposta, descrevendo-o detalhadamente.

b) A partir de que período a nossa sociedade se tornou mais dependente do uso de combustíveis (como madeira, carvão, petróleo) e por quê? E como isso está relacionado ao fenômeno chamado de aquecimento global?

SAIBA MAIS Assista à animação do link abaixo:

c) Quais impactos ou consequências as máquinas e invenções do homem provocaram em nossa sociedade? Justifique, usando exemplos de tecnologias presentes em nossa vida. E, retomando nossas reflexões iniciais, podemos avaliar as tecnologias como sendo boas ou ruins? E como isso pode ser comparado ao mito das “asas de Ícaro”?

23

A escola de Atenas (1510), afresco de Rafael Sânzio (1483-1520). Artistas e cientistas do período foram fortemente influenciados por temas e ideais da Antiguidade clássica.

ATIVIDADE 2. Novas tecnologias e o espírito científico humanista O humanismo e o renascimento influenciaram as mentes de cientistas e pesquisadores na passagem da Idade Média para a Idade Moderna (séculos XIV, XV e XVI), dando início ao chamado Renascimento Científico. Influenciado pelos valores grecoromanos, este movimento questionava as respostas e conclusões prontas de sábios antigos e teólogos cristãos. Os cientistas do período valorizavam a razão, observavam fenômenos naturais, realizavam experiências, formulavam hipóteses, buscavam sua comprovação e construíram conhecimentos que modificaram o mundo no passado e, de certa forma, continuam influenciando em nosso presente.

24

2.1. Ciência e Arte Quando pensamos em Leonardo Da Vinci como um artista ícone do Renascimento, temos a tendência de interpretar seus estudos e trabalhos como sendo de áreas muito distintas, tais como pintura, escultura, matemática, arquitetura, engenharia e invenções.

SAIBA MAIS Sobre o ícone do Renascimento, Leonardo da Vinci, assista ao vídeo:

Além das pesquisas efetivadas, muitos estudos e invenções de Leonardo nunca saíram do papel, pois não havia tecnologias para isso na época.

O helicóptero (acima) talvez seja o projeto não realizado mais famoso de Leonardo da Vinci. Tinha um visual interessante e envolvia o sonho humano de voar, apenas realizado séculos mais tarde.

25

“Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.” SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.

DICAS A leitura atenta do primeiro capítulo da Unidade 2, do livro didático de História Uma visão de mundo renovada - (p. 38-43), pode ajudar a responder as questões desta atividade.

O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre: • Fé e misticismo. • Ciência e arte. • Cultura e comércio. • Política e economia.

2.2. Arte e Ciência O narrador do vídeo disponibilizado na página anterior lamenta, em certo momento, o fato de que as anotações de Leonardo da Vinci não foram publicadas em seu tempo. Por conta disto, todas as suas descobertas e propostas não puderam ser aproveitadas por seus contemporâneos. Ainda assim, suas pinturas são um exemplo dos estudos matemáticos, técnicos e anatômicos que ele desenvolveu. Dentre as inovações artísticas renascentistas encontram-se a busca pela perfeição e pela proporcionalidade das imagens, a composição em pirâmide, utilizada para dar harmonia e equilíbrio à imagem, a noção de perspectiva, que criava a sensação de profundidade e volume e a técnica de luz e sombra. >>> Agora, analisando a Mona Lisa (15031506), ao lado, identifique quais inovações renascentistas podem ser percebidas nela.

26

2.3. Ciência e Filosofia

Modelo Geocêntrico

Modelo Heliocêntrico

A Igreja defendia a teoria geocêntrica, proposta pelo estudioso Ptolomeu, segundo a qual a Terra seria o centro do Universo e permaneceria imóvel.

Nicolau Copérnico propôs a teoria heliocêntrica, segundo a qual o Sol ocupa o centro do Universo e a Terra e os demais planetas giram em torno dele.

Para promover a observação dos astros celestes, Galileu Galilei desenvolveu o primeiro telescópio, entre os anos de 1609 e 1610. Como ele, percebeu que a lua possuía imperfeições em sua superfície, fez anotações sobre a órbita dos planetas e confirmou o modelo heliocêntrico de Copérnico, mas foi duramente repreendido pela Igreja. Suas pesquisas só foram publicadas após a sua morte, mas mudaram o curso da História. Hoje, Galileu Galilei é considerado o pai da ciência moderna.

>>> Diante das limitações impostas às descobertas de Galileu Galilei, qual a importância da liberdade de pesquisa e ensino nas áreas científicas?

27

2.4. O Desenvolvimento da Imprensa

Johannes Gutenberg (1400-1468)

28

2.

2.

Você se se lembra lembra dos dos monges monges copistas, copistas, que que Você eram os os responsáveis responsáveis por porcopiar copiaros oslivros livrosdurante durante eram a Idade Idade Média? Média? Agora Agora imagine imaginese seaapublicação publicaçãode de a livros ainda ainda dependesse dependesse do do trabalho trabalhomanual manualdos dos livros

monges? Quantos Quantos livros livros existiriam existiriam no no mundo? mundo? monges? Seria caro caro ou ou barato, barato, possuir possuir um um livro? livro? Seria As As óbvias. óbvias.

respostas aa essas essas perguntas perguntas são são bem bem respostas Mas quando quando essa essa realidade realidade começou começou aa Mas

mudar? Para Para responder responder aa esta esta pergunta pergunta mudar? convidamos aa analisar analisar aa máquina máquina apresentada apresentada convidamos nesta página. página. Trata-se Trata-se de de uma uma prensa prensa de detipos tipos nesta

móveis, metálicos, metálicos, desenvolvida desenvolvida por por Johannes Johannes móveis, Gutenberg em em meados meados do do século século XV. XV. Gutenberg

29

A prensa de Gutenberg era uma máquina que comprimia, em uma superfície, peças com letras, símbolos e outros caracteres gravados, feita de chumbo (os tipos móveis metálicos), embebidos em tinta. O invento permitiu agilizar a reprodução de livros e, consequentemente, aumentar a produtividade e baratear os custos. Com a invenção de Gutenberg, as ideias humanistas puderam ser difundidas para várias regiões da Europa. No entanto, o uso da imprensa

SAIBA MAIS Veja um vídeo curto que apresenta a importância da invenção da prensa de Gutenberg:

somente se tornou hegemônico no século XIX, com a produção industrial de livros. >>> Mesmo com o desenvolvimento e utilização da imprensa de Gutenberg, muitas pessoas não eram alfabetizadas, o que dificultava o acesso aos conhecimentos difundidos com os livros que começaram a ser publicados. Com isso, a difusão de ideias sem embasamento no conhecimento científico da época poderia ser mais facilmente difundida. E em nossa sociedade atual, que tipo de fenômeno parecido tem ocorrido? O que pode ser feito para evitar a propagação de notícias enganosas?

30

Galileu diante do Santo Ofício (1633), pintura de Robert-Fleury Joseph Nicolas, 1847. Museu do Louvre, Paris.

2.5. É perigoso inovar? A criação e a difusão de novas formas de pensar são tarefas difíceis, em qualquer tempo histórico. Muito mais em uma época em que eles representem uma revolução e uma ruptura com o poder estabelecido. Foi exatamente este o caso dos cientistas renascentistas. Ao

questionar

as

“verdades”

estabelecidas,

SAIBA MAIS Sobre a condenação e morte de Giordano Bruno, assista ao vídeo disponibilizado abaixo:

muitos

pensadores e cientistas foram excomungados, perseguidos, torturados e até mesmo condenados à morte. Alguns preferiram viver no exílio; outros evitavam fixar residência para não serem notados. Giordano Bruno e Miguel de Servet, por exemplo, foram queimados vivos pela Inquisição; Galileu (acima) foi repreendido pela Igreja e teve que negar suas descobertas para escapar da condenação à fogueira. >>> Imagine que você é um pensador humanista acusado de defender ideias que iam contra os princípios da Igreja Católica, como a teoria heliocêntrica proposta por Nicolau Copérnico. O que você faria diante do Tribunal da Inquisição? Você manteria suas ideias, como fez Giordano Bruno, ou negaria suas descobertas, como fez Galileu Galilei? Pense bem nas consequências de sua decisão.

31

ATIVIDADE 3. Do meio natural ao meio técnicocientífico e informacional Segundo o geógrafo Milton Santos, a história da formação e da organização do território brasileiro, pode ser dividido em três grandes momentos: o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico e informacional. Segundo este autor, foi por intermédio do desenvolvimento dos recursos técnicos que a sociedade foi construindo uma história de ocupação e utilização do território nacional.

32

1.

3.1 O meio natural No meio natural, os eixos de contato entre os assentamentos humanos são formados principalmente pelos “caminhos líquidos”: os oceanos, mares e rios. Essas “estradas da natureza” proporcionaram, desde a antiguidade, as vias de deslocamento de produtos e pessoas, o comércio e a

SAIBA MAIS Assista à animação que ilustra como era o funcionamento de um engenho de açúcar:

acumulação de riqueza. Desse modo, o território se caracterizava por um “tempo lento”. A forte dependência da natureza condicionava a maior parte das ações humanas e no qual as técnicas e o trabalho eram totalmente associados as dádivas da natureza, como por exemplo, a força dos ventos, da água, dos animais e do próprio corpo. Naquela época a articulação do território estava, em grande medida, condicionada as zonas litorâneas, integradas por meio de ligações marinhas. Enquanto as áreas situadas no interior, a integração ocorria a partir de conexões fluviais, por estrada ou trilhas não pavimentadas.

33

A imagem abaixo representa um engenho de açúcar, implantados no Brasil, desde os primeiros anos da colonização portuguesa, no século XVI. >>> Como esta cena pode ser associada ao conceito de “meio natural”? Procure identificar e destacar exemplos na cena que possam auxiliá-lo em sua resposta.

DICAS Pesquise informações em seu Livro de Geografia – Brasil: formação territorial e populacional (páginas: de 19 a 22 / 42 a 47).

>>> A atual organização territorial do Brasil, assim como a distribuição geográfica de sua população ainda refletem (em alguma medida) a influência exercida por este período em questão? Comente sua resposta. >>> Em sua opinião, apesar dos avanços tecnológicas, desenvolvidos até os dias atuais, ainda existem pessoas inseridas em um contexto de “meio natural” no Brasil? Comente sua resposta.

34

3.2 O meio técnico O meio técnico é produto da Revolução Industrial. Embora as técnicas sejam quase tão antigas quanto a humanidade, foi apenas no final do século XVIII, com o surgimento da indústria, que a capacidade produtiva humana se tornou suficiente para transformar, de maneira extensa e profunda, os ambientes naturais. A invenção e difusão das máquinas e a elaboração de formas de organização mais complexa permitiram outros usos do espaço. Desse modo, o “tempo humano” passou a se impor ao “tempo da natureza”. As ferrovias e as rodovias promoveram uma maior integração do mercado e do território.

35

As ferrovias e a ocupação de novos espaços As ferrovias tiveram papel importante na ocupação humana e, consequentemente, na produção de espaços geográficos no Sudeste, particularmente no estado de São Paulo. Muitas cidades surgiram ao redor de estações ferroviárias, destinadas a receber a produção cafeeira e outros produtos. Ao mesmo tempo que foram construídas para escoar a produção cafeeira, devemos considerar que as ferrovias foram importantes para a industrialização inicial de São Paulo e do Rio de Janeiro ao propiciar o transporte tanto de matérias-primas para as indústrias, como da produção industrial para o interior. As ferrovias cumpriram esse papel até, aproximadamente, os anos 1950, quando se iniciou o desenvolvimento rodoviário. ESTADO DE SÃO PAULO: CULTURA DO CAFÉ AO LONGO DAS VIAS FÉRREAS EM 1929

Fonte: MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Hucitec/Polis, 1984. p. 28.

36

As ferrovias o desenvolvimento urbano e industrial Os quadros abaixo foram produzidos pela renomada artista plástica brasileira Tarsila do Amaral, logo nas primeiras décadas do século XX, período marcado pelo processo de desenvolvimento urbano e industrial da Região Sudeste, sobretudo o Estado de São Paulo. Observe-os atentamente:

DICAS Pesquise informações em seu Livro de Geografia – Brasil: formação territorial e populacional (páginas: de 19 a 22 / 42 a 47).

>>> Quais elementos destas obras evidenciam a influência do sistema ferroviário no desenvolvimento de São Paulo? Destaque-os, comente-os. >>> No quadro Operários é possível perceber a presença de pessoas de diferentes partes do mundo. Como o desenvolvimento tecnológico intensificou as migrações internacionais? >>> Em sua opinião, quem seriam as pessoas saindo do vagão, na obra intitulada Segunda classe?

37

A expansão da cafeicultura e das “ferrovias do café” que utilizavam a madeira como lenha nas locomotivas e na fabricação de dormentes para fixar os trilhos, as Matas Atlântica e Tropical foram bastante desmatadas. Calcula-se que quando os portugueses chegaram, em 1500, a cobertura florestal do que hoje é o estado de São Paulo estendia-se por 82% de sua área territorial. com o passar do tempo, com as intervenções humanas, foi reduzida a 7% de sua área original.

SAIBA MAIS Dormente: Peça, em geral de madeira, colocada transversalmente à via, na qual se assentam e se fixam os trilhos das estradas de ferro

Reconstituição da cobertura vegetal no Estado de São Paulo

Fontes: IPT. Mapa geomorfológico do estado de São Paulo. São Paulo: IPT, 1981. v. 1. p. 5; IBGE. Atlas nacional do Brasil Milton Santos. rio de Janeiro: IBGE, 2010. p. 88.

38

3.3 O meio técnico-científico e informacional O meio técnico-científico surge a partir da década de 1970, quando ocorreu um novo ciclo de inovações, impulsionada pela “revolução da informação”, pelos avanços da

informática,

da

biotecnologia,

pela

automação

e

SAIBA MAIS A evolução econômica e tecnológica do estado de São Paulo.

robotização dos processos produtivos, pela descoberta de novos materiais e pelas novas tecnologia de geração de energia. Neste contexto, observa-se a ampliação das redes de transporte no Brasil, tornando-se mais densas e mais modernas. Os aeroportos passam a intensificar as conexões cada vez mais velozes. Instala-se um sistema nacional de telecomunicações, incorporado ao sistema de satélite.

SANTOS, Milton. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2008. p. 23-52. (texto adaptado)

39

Na sequência de mapas a seguir podemos perceber a integração do território brasileiro por meio da evolução dos meios técnicos:

O mapa relativo a 1890 pode ser relacionado com o conceito de meio natural, compreendido como o momento em que a natureza ainda comandava a maior parte das ações humanas e no qual as técnicas e o trabalho eram totalmente associados as dádivas da natureza. Com relação ao mapa dos 1940, com base no espaço realmente integrado à economia nacional, podemos considerar o meio técnico, cujo surgimento de novos recursos tecnológicos passaram a se sobrepor ao “império da natureza” por intermédio da construção de sistemas técnicos (telégrafos, ferrovias, o desenvolvimento da economia cafeeira no Sudeste que impulsionou a industrialização, entre outros fatores). No tocante ao mapa dos anos 1980 grandes eixos rodoviários favoreceram uma nova fase de organização do espaço e da urbanização fundada em uma vida de relações mais extensa e mais intensa, ainda realçando o processo de metropolização do território nacional.

40

Get in touch

Social

© Copyright 2013 - 2024 MYDOKUMENT.COM - All rights reserved.