Revista Arte Literata - Edição 01 - Janeiro 2023 Flipbook PDF


11 downloads 106 Views 16MB Size

Recommend Stories


CARTA DE RIO DE JANEIRO
CARTA DE RIO DE JANEIRO Reunidos en la Ciudad de Rio de Janeiro, Brasil, en los días 18, 19 y 20 de septiembre de 2006, los dirigentes o representante

Carta de Rio de Janeiro
4ª CUMBRE MUNDIAL DE LOS MEDIOS PARA NIÑOS Y ADOLESCENTES Carta de Rio de Janeiro Declaración de los Profesionales El mundo – y los medios de comuni

Story Transcript

ANO 01

Arte Literata JANEIRO DE 2023 • EDIÇÃO 01

TREINO DA ESCRITA NAS FÉRIAS

Mês do LEITOR: Jaqueline Rocha, a leitora voraz.

DICAS PARA INICIANTES NA ESCRITA

Instagram Literário: Como Fazer

ROMANCE: GÊNERO LITERÁRIO QUERIDINHO EC01012023A1

Revista

Arte Literata REDAÇÃO | REVISÃO Girlana Silva Glícia Nathállia Campos

DIAGRAMAÇÃO | EDITORAÇÃO Glícia Nathállia Campos

IMAGEM Banco de imagens: Getty Images, Pexels Imagens cedidas

PARTICIPARAM DESTA EDIÇÃO Celêne Bacelar Girlana Silva Glícia Nathállia Campos Jaqueline Rocha Lucas Moroni Paulo Lucas Fares Raul Coutinho Sara Melissa de Azevedo

ARTE LITERATA

01

CONTEÚDO Página 03

Página 12

Mensagem ao Leitor

Romance: O gênero literário queridinho

Página 04

Página 13 Instagram Literário: Como Fazer

Reflexão com Lanna Silva Página 05

Página 19 Cantinho Poético

Treino da Escrita nas Férias

Página 07 07 de Janeiro: Dia do(a) Leitor(a)

Página 24 Sete Benefícios da Leitura

Conheça Jaqueline Rocha, a leitora voraz e apaixonada por livros

Página 28 Monólogo da Natureza, por Celêne Bacelar

Página 11

Página 31

Dicas para Iniciar na Escrita

Publicidade

Página 08

Página 32 Sobre a Próxima Edição

02 ARTE LITERATA

PARA VOCÊ QUE ESTÁ LENDO É indescritível a emoção que eu sinto com a realização da revista digital Arte Literata, um projeto que recomeçou e sempre está sendo inovado em todos os sentidos. E, para mim, idealizadora deste projeto, foi difícil escrever isto enquanto chorava de alegria, depois de ver tudo pronto e faltando horas para ser lançada. Minha gratidão é enorme porque você está lendo esta revista. Escrever, para mim, sempre foi como se eu precisasse revelar ao mundo que histórias podem ser maravilhosas quando contadas por quem ama a literatura desde a infância. Não poderia deixar de compartilhar com o mundo as mil ideias que me surgem a cada manhã e nem deixar de levar mais arte. O mundo precisa ler. As pessoas necessitam conhecer a essência real da literatura e o que ela pode fazer. E nada mais inovador do que criar este projeto em formato digital e que você está fazendo parte apenas em ler. Vamos embarcar juntos por cada letra aqui escrita. Nos encontraremos sempre, a cada mês! Um abraço bem literário pra você!

ARTE LITERATA

03

Glícia Nathállia Campos Idealizadora e fundadora do projeto Arte Literata

Memórias secretas, apenas. Mistérios indecifráveis, aumentam. Na mente, a voz que ecoa, Tentando o sentido entender...

LANNA SILVA

04 ARTE LITERATA

Imagem: Lil Artsy

TREINO DA ESCRITA NAS FÉRIAS

APROVEITE AS FÉRIAS PARA TREINAR A ESCRITA

ARTE LITERATA

05

Férias são férias, não é mesmo? De tudo! É um momento em que esquecemos todas as obrigações e priorizamos nosso descanso e relaxamento. Por outro lado, a arte não dorme. Nada dorme, a não ser nós mesmos. Portanto, assim como o bordão que bem conhecemos, podemos "unir o útil ao agradável". Treinar a escrita é algo necessário e benéfico, porque além de exercitar e aperfeiçoar o momento da sua criação, a prática serve como uma atividade que auxilia na própria saúde mental, pelo fato de que quem escreve, ama aquilo que faz. "Não há escritor que ponha a palavra no papel sem assim desejar." (Glícia Nathállia Campos).

Com as férias não é diferente. Devemos compreender que este é o momento ainda mais propício para praticarmos a nossa escrita. Imagem: Min An

Imagem: Arina Krasnikova

O treino deve ser estabelecido pelo escritor. Apenas ele sabe o que funciona para ele, quanto tempo ele precisa para treinar, quantas horas, minutos e quais dias da semana serão disponibilizados para a prática. É impossível determinar que o treino uma vez por semana funciona como regra geral e ainda mais incabível é determinar que para ser um verdadeiro escritor, deve-se treinar todos os dias e durante horas, até porque há, de todos os escritores, aqueles que treinam menos e aperfeiçoam mais e também os que treinam mais e parecem estagnados em determinados padrões que não favorecem a sua carreira.

TREINAR NAS FÉRIAS O ideal é que coloquemos mais qualidade do que quantidade e isso sempre funcionou para todos os aspectos da vida. Não necessariamente devemos usar as férias inteiras para a escrita, até porque o nome "férias" já propõe descanso, lazer e quando nos dedicamos a escrever, precisamos de foco e tempo. Nas férias é o momento de organizar as ideias, respirar e descansar a mente, até para que novas ideias e inspirações surjam, pois, no ato de escrever, utilizamos uma boa parte da nossa energia, e forçar a mente durante muito tempo pode ser prejudicial,

que vai desde dor nos olhos até bloqueios mentais, que é quando não conseguimos mais concluir ou continuar o raciocínio para clarificar as ideias da nossa construção literária.

Devemos lembrar que tudo o que fazemos ou desenvolvemos, para alcançarmos um nível melhor e mais aperfeiçoado, requer treino, prática. Ninguém aprende a fazer algo sem começar a fazê-lo. O importante é respeitar o seu tempo e saber o que funciona para você. Ninguém vai escrever por você e nem ter controle sobre a sua organização na escrita. Este trabalho é individual. Agora que você já está ciente disso, se organize e não se cobre tanto. Tenha um ótimo treino nas suas férias do mês de janeiro. Texto: Glícia Nathállia Campos

06 ARTE LITERATA

Imagem: Jessica Delp

Que tal aproveitar as férias e desafiar-se a escrever alguma história, seja ela de qualquer gênero, e se dar um prazo para que termine até o fim das suas férias? É um excelente exercício e que a revista Arte Literata tem certeza que você vai, literalmente, "tirar de letra".

O Dia do(a) Leitor(a) é comemorado anualmente em 7 de janeiro.

Imagem: Edgar Colomba

07 de Janeiro DIA DO(A) LEITOR(A)

Esta é uma data dedicada às pessoas que são apaixonadas pela literatura, ou seja, que amam livros!

O hábito da leitura é importante para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas. O Dia do Leitor foi criado em homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo”, criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.

Imagem: Lisa Fotios

Ninguém nasce sendo um leitor. O interesse pela literatura é algo que se desenvolve no ser humano através dos anos, a partir de influências positivas relacionadas ao ato de ler.

ARTE LITERATA

07

As obras de Demócrito Rocha são de grande importância para a cultural regional. O autor pertenceu à Academia Cearense de Letras, enquanto era vivo. E você, se considera um(a) leitor(a)?

Fonte: Calendarr

Imagem: Lisa Fotios

Neste jornal existia um suplemento chamado “Maracajá” que se tornou um espaço de divulgação do movimento modernista literário cearense na época.

Jaqueline Rocha

A leitora voraz

Estamos no mês do Leitor! E nesta primeira edição da Revista Arte Literata conversamos um pouco com a leitora mais apaixonada deste mês do leitor, que começou a trabalhar aos doze anos para se dar um livro de presente e conseguiu!

08

"Me traz paz cheirar um livro, é surreal! " Jaqueline Rocha

ARTE LITERATA

Imagem cedida por Jaqueline Rocha

entrevista com Jaqueline Rocha Revista Arte Literata - Fale sobre o seu amor pela leitura e porque os livros te encantam. Jaqueline Rocha - “O meu amor pela literatura começou quando eu me descobri lendo. Aprendi a ler somente aos seis anos. Minha mãe sempre me dava revistinhas da Turma da Mônica, que a ex-patroa dela dava para me entregar", relembra. Aos doze eu comecei a trabalhar e falei que iria me dar um livro de presente. Eu comprei o livro "Jogando Xadrez com os Anjos", da autora Fabiane Ribeiro, e foi um livro que me marcou muito e despertou esse amor para além das revistas. Depois comecei a frequentar a biblioteca aqui do bairro, a Graciliano Ramos. A partir daí, só foi aumentando esse amor!! Não me vejo sem ler hoje. Revista Arte Literata - Você também tem bibliosmia? O que o cheiro de livros te causa? Jaqueline Rocha - Simmm, me traz paz cheirar um livro, é surreal! Revista Arte Literata - Você tem preferência por livros digitais ou livros físicos? Por quê? Jaqueline Rocha - Não vou negar que prefiro os físicos, por conta do cheiro, do prazer em segurar, sei lá, o digital parece que falta algo!

Revista Arte Literata - Fale sobre autores que gosta de ler e dos gêneros que mais aprecia.

ARTE LITERATA

09

Jaqueline Rocha - Eu amo os autores brasileiros, os clássicos, sou apaixonada por FML Pepper, também amo Collen Hoover, amo Machado de Assis, Jô soares, Jorge Amado!!! Sou louca por todos!! Talvez eu não saiba escolher um gênero preferido, porém o que eu leio mais rápido e fico em uma euforia, é distopia!!

entrevista com Jaqueline Rocha Revista Arte Literata - Quando você descobriu o seu gosto pela leitura? Jaqueline Rocha - Eu era pirralha quando comecei a ler, na época era surreal uma criança ler aos 6 tão bem como eu, e acho que me descobri leitora mesmo, tipo gosto muito disso, foi quando comecei a ir para a biblioteca e ficar lá por horas perdida e literalmente apaixonada e boba por estar ali naquele local. Ali eu definitivamente falei, "amo isso!!" Revista Arte Literata - Há alguma coisa que você gostaria que a revista Arte Literata soubesse sobre você e a literatura? Jaqueline Rocha - Eu odeio spoilers, e não gosto de emprestar livros!! Definitivamente, odeio emprestar livros. Revista Arte Literata - Deixe uma mensagem aos leitores da revista Arte Literata, principalmente para aqueles que amam ler, mas não têm o hábito. Jaqueline Rocha - Gente, o hábito é algo que você passa a ter aos poucos. Não force, porque se não, você pode se decepcionar e se frustrar. Ficar de ressaca literária e normal, mas você precisa se forçar a voltar a ler. Comece com parágrafos, depois um capítulo por dia. Ler algo que você goste, algo leve, livro curto, ler quadrinhos ajuda muito a curar ressaca literária, pelo menos comigo. Escolha um lugar calmo e manda ver! 10 ARTE LITERATA

Imagem cedida por Jaqueline Rocha

DICAS PARA INICIANTES NA ESCRITA

01

ACOMPANHE OUTROS AUTORES

Ler o que outros escritores produzem e acompanhar o trabalho deles, te inspira.

02

LEIA BASTANTE

Ler auxilia na compreensão de texto e, consequentemente, na criação de suas obras, além de colaborar para um vocabulário mais amplo e ortografia mais qualificada.

03

FIQUE NUM LUGAR CONFORTÁVEL

Um lugar confortável auxilia na concentração. Imagine escrever em pé ou em uma cadeira super desconfortável... sua coluna merece mais. Capriche nas almofadas e comece!

04

ESTEJA EM AMBIENTE SILENCIOSO

Escrever com ruídos externos, sejam eles de voz, música ou outros sons, dificulta o raciocínio e não dá a compreensão que você precisa. Vá para um lugar calmo para a criação ter qualidade.

ARTE LITERATA

11

05

PONHA UMA MÚSICA

Estudar com uma música instrumental sempre funcionou. Escrever, então, ainda mais relaxante, A música auxilia na concentração para criar. Ligue o som com um instrumental bem baixinho e escreva!

ROMANCE: O NOSSO QUERIDINHO Todo mundo sabe que suspirar de amor é maravilhoso, ainda mais, lendo romances que nos fazem perder o fôlego por alguns instantes ou, até mesmo, sentir nossos pés saindo do chão. Mas... devemos saber que romance não gira somente em torno de um casal típico e que só há amor. Não. O romance vai além disso e envolve uma boa trama que mexe com todas as nossas emoções. Veja o que o gênero representa para Lanna Silva:

Imagem cedida por Glícia Campos

Para Lanna, o gênero "romance" é um dos gêneros que ela mais aprecia e ama escrever. Segundo ela, cresceu ouvindo e lendo os contos, as narrativas longas, os textos em prosa. "Me considero uma escritora romântica, apesar de ser um tanto aleatória quando o assunto é criar histórias", diz Lanna. Ela ainda conta que nas aulas do colegial, principalmente nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, amava quando o assunto era voltado para esse gênero. "Tenho algumas inspirações especiais, como: Clarisse Lispector e William Shakespeare, Charles Baudelaire e o poeta Castro Alves. Cada escrito deles, é uma dose de inspiração para os meus", finaliza Lanna.

12 ARTE LITERATA

Imagem cedida por Lanna Silva

INSTAGRAM LITERÁRIO COMO FAZER

A Internet é a rua mais movimentada do mundo e com o Instagram não é diferente. Perfis incontáveis de inúmeras categorias têm ganhado visibilidade com seus conteúdos. O mesmo acontece com a literatura. Perfis literários conquistaram o coração de leitores e escritores. O Instagram literário pode ser construído em vários estilos, escolhendo, o(a) administrador(a) do perfil, o que mais se enquadra na proposta que ele(a) quer transmitir.

ARTE LITERATA

13

INSTAGRAM DE LIVROS Também chamados de bookstagram, esses perfis são voltados a livros e costumam ter resenhas e comentários sobre livros lançados há pouco tempo ou já existentes. Livros dos clássicos aos polêmicos também estão presentes ali nos posts. As imagens são de livros reais físicos com um fundo bem criativo e inspirador.

INSTAGRAM LITERÁRIO COMO FAZER

INSTAGRAM DE TEXTOS E FRASES Há também perfis apenas com frases ou textos com autoria própria ou de outros escritores. Esses perfis levam nomes criativos ou o nome do próprio escritor que administra o perfil. Geralmente, são frases e textos motivacionais ou sobre dilemas da vida. INSTAGRAM LITERÁRIO PESSOAL Esses perfis são exclusivamente dedicados às obras daquele escritor em questão, o que administra o próprio perfil. Ali ele compartilha os seus textos e seus livros lançados, bem como as novidades dos seus próprios lançamentos vindouros. Ali ele vai expor apenas o seu conteúdo autoral. Imagem: Cottonbro Studio

14 ARTE LITERATA

Imagem: Alexander Grey

INSTAGRAM LITERÁRIO LIVRE Esse formato de perfil é o mais completo, pois além do(a) administrador(a) do perfil lançar seu conteúdo autoral, é um perfil que compartilha conteúdo sobre outros livros e conteúdo para outros escritores, como é o caso do perfil @arteliterata.

INSTAGRAM LITERÁRIO COMO FAZER

BIOGRAFIA

Imagem: Omkar Patyane

Aqui você vai identificar o que o seu perfil traz e para que ele serve, para quem é destinado. Não esqueça de fazer isso de maneira chamativa. Quem clicar em seu perfil deve sentir vontade de clicar em "seguir".

LINKS, LINKS E MAIS LINKS

Imagem: Ovan

ARTE LITERATA

15

Há um bom tempo o Instagram disponibilizou um espaço para você colocar um link específico. Mas é aí que está o problema. Um escritor não tem apenas um link: Tem o canal no YouTube, outras redes sociais, link do site onde está o seu livro para compra e ainda link para Whatsapp; ou até mesmo, um blog ou site, em alguns casos. Sendo assim, a única maneira de direcionar os seus seguidores para onde você quer é hospedando todos esses links em sites específicos para reunilos em um lugar só. Se seu seguidor clicou, ele vai ter uma opção grandiosa de categorias interessantes sobre o seu trabalho para clicar e, quem sabe, ver que você também faz parte da rede social que ele mais acessa, podendo seguir você por lá. Aproveite que redes sociais são gratuitas e que muitos estão presentes lá desejando conteúdos como o seu! Esteja em tudo, apareça. O caminho é mais difícil quando escondemos a nossa arte.

INSTAGRAM LITERÁRIO Imagem: Oladimeji Ajegbile

COMO FAZER

LIVES As lives são uma maneira de interagir em tempo real com seus seguidores e isso significa mais aproximação com eles, além de que as lives são sempre anunciadas para todos os seus seguidores com uma notificação. Isso facilita muito a visibilidade. Capriche no conteúdo e planeje o que você vai falar para não ficar muito tempo parado(a) na live sem ter o que fazer. Faça uma live curta e dinâmica, chamando atenção para o que você quer falar. Capriche no cenário de fundo e assim que iniciar a live, já comece com a falar. Não espere as pessoas entrarem. Isso faz com elas acessem mais rapidamente e fiquem ali concentradas no seu conteúdo. Assistir a uma live onde o transmissor está esperando que mais pessoas entrem não te valoriza enquanto espectador. Então, faça o mesmo e não permita que se cansem vendo você ou saiam facilmente da sua live. Imagem: Oladimeji Ajegbile

16 ARTE LITERATA

INSTAGRAM LITERÁRIO COMO FAZER

Imagem: Cottonbro Studio

REELS Aqui não iremos dar aula de reels, até porque bem sabemos que utilizá-lo aumenta o alcance e a visibilidade. O que vai mesmo ser destacado aqui é o tipo de conteúdo que vai prender o visualizador.

Reels longos só funcionam se você fizer uma boa edição e usar frases que prendam a atenção de quem está visualizando. No mais, reels curtos têm um ótimo alcance, ainda mais se for um bom conteúdo. Capriche na qualidade do seu conteúdo. Que tal um microconto com um cenário propício ou uma poesia em determinado horário preestabelecido. A sua audiência já vai ficar esperando o momento para poder ver seu conteúdo, além de aparecer facilmente na parte da busca do Instagram.

GUIAS

Imagem: Andrew Neel

ARTE LITERATA

17

As guias são pouco utilizadas - por quem não conhece o benefício delas escondido. E é aí que você deve investir. Menos é mais. O diferente é mais chamativo. Faça o que ninguém faz. Utilize as guias para direcionar e organizar seu conteúdo de maneira que seus seguidores encontrem facilmente alguma categoria específica de conteúdo. Há muitos tutoriais mostrando o uso delas passo a passo e para contas no Instagram voltadas à literatura, a guia é um recurso espetacular. Imagine criar as suas guias por categoria, de poesia a contos, por exemplos, só para seus seguidores escolherem com um só clique!

INSTAGRAM LITERÁRIO COMO FAZER

POSTS

Imagem: Cottonbro Studio

O uso dos seus posts vão depender do seu tipo de conteúdo. O post pode incluir imagens, vídeos ou o próprio reels. A constância não importa mais do que a qualidade. De nada adianta postar todos os dias e não ter conteúdo relevante ou fazer isto por fazer. O contrário também não deve acontecer. Conteúdos maravilhosos de pessoas influentes e criativas, quando são postados uma vez a cada estação não funciona bem. Além do mais, o Instagram é uma plataforma inteligente e compreende exatamente o que o perfil faz, entregando para mais pessoas ou, simplesmente, fazendo com que a sua publicação não tenha visibilidade nem alcance. Então, escolha um bom cenário, organize os elementos cênico da fotografia que você vai fazer e ponha um conteúdo interessante e útil na legenda. O Instagram é visual, mas apenas imagens sem ao menos uma frase interessante, faz apenas seu perfil ser mais do mesmo... Lembre-se de fazer o que ninguém faz. Organize ideias de conteúdo para seus leitores e seguidores, para outros escritores também, por que não? Qualquer ideia é válida. Mas analise o que funciona para você, para que não foques em publicações e esqueça o principal, que é escrever e ler literatura de qualidade. Imagem: Daria Obym

STORIES Os stories ajudam a te deixar mais pertinho do(a) seu(a) seguidor(a). Postar uma imagem logo pela manhã cedinho, com um livro em mãos e uma xícara saindo aquela fumacinha do seu chá, fica irresistível de não receber aquela reação ou curtida que amamos. Além do mais é um ótimo espaço para você fazer avisos sobre seu conteúdo, livros, publicações e outras notícias para quem te segue. Use os stories ao seu favor e cuide também para que seja algo resumido. Stories que utilizam todo o minuto disponível, deve ser explicativo e não repetitivo. Além do mais, cuide para quando for falar algo, falar usando apenas um story e não vários falando a mesma coisa, já que o tempo dele aumentou. Um perfil literário é sofisticado, elegante, com boa comunicação e desejável, não o contrário.

Por Glícia Nathállia Campos

ARTE LITERATA

Agora que você já está por dentro de como utilizar as ferramentas adequadas do Instagram e entendeu os tipos de contas literárias, escolha a sua ou repagine-se, se já tem, e arrase no conteúdo literário, mostrando seu trabalho ou paixão ao mundo!

18

CANTINHO POÉTICO

Aqui Na Roça

Aqui na roça nóis é feliz. Aqui nóis tem uns bicho diferente. Aqui nóis tem umas planta, bunita e sedosa, A mãe natureza com nóis é carinhosa.

Aqui nóis tem o céu e as estrela, tem a Lua, dourada e sorridente.

Aqui nóis tem fartura, pão de queijo, feijão tropeiro, E tem também, música tocada na viola. Aqui nossa feira tem fruta na sacola, Nóis faz comida num fogão à lenha ligeiro.

Aqui os dia passa carmo e lento, com sol nas cabeça, e nos rosto, vento.

Aqui nóis tem as vaquinha, que a gente tira leite, Tem uns cavalo, pra mode a gente passear. Aqui as visita são bem tratada, seu moço,

Nóis tem pão com manteiga no café, e comida farta no armoço. Aqui nóis tem carinho e amor, e um sorriso largo, pra mode o sô vortá!

Por Lucas Moroni

19 ARTE LITERATA

Você encontra o Lucas aqui: @lucasmdso92 Site: bityli.com/Recanto-das-Letras

O Bálsamo do Ser

Não me aquieta este peito tanto arfante, Nem se cala o silêncio que me grita! Ao véu de minha culpa sou ermita Mesmo em sonhos fadada estou avante…

E morro em pesadelos torturantes Bem antes de provar da glória infinda, Minh’alma se encruada desavinda Aos meus tristes abismos fulgurantes;

E penso não haver mais esperança, Nem paz à primavera e nem bonança, Até vir teus afagos sussurrantes…

No abraço que me cinges, eu me abrigo, Sabendo-me amargores tão flamantes, Esqueço-me de horrores abundantes E poupo-me das dores que persigo.

Por Sara Melissa de Azevedo

Você encontra a Sara aqui: @saramelissadeazevedo Site: saramelissadeazevedo.com

20 ARTE LITERATA

CANTINHO POÉTICO

CANTINHO POÉTICO

21

A Uma Velha Senhora

Quantos bons carnavais, pobre senhora, Sambaste em companhia dos teus pais, Nos tempos em que tudo brilha e aflora Mas que não voltam mais?

Teu rosto agora é céu anuviado... Teus olhos não são mais frescas estrelas Não tens mais tuas graças ao teu lado: Quem hoje pode vê-las?

Quem vê o teu retrato tão tristonho, Com olhos já sem luz, ombros caídos, Não crê que a tua vida fora um sonho Em tempos já vividos

Quando dançaste em plenos carnavais, Sendo da rua a mais bela menina... Quando dos Arlequins tirava uns ais Com saltos de Arlequina...

Quando igual Melisande tu cantavas Pensando em seu amado à madrugada, Enquanto os teus cabelos penteavas (Duma cor tão dourada!...)

Quando sentiste um beijo à vez primeira Nos lábios de um rapaz franzino e baixo... Na tarde de um verão... Os dois à beira De um límpido riacho.. . Ah tardes que não voltam! Tão saudosas Vagam no esperançar desta senhora! Esta senhora que tinha as faces rosas (E que o Tempo descora!...)



E como dói-me, vendo o teu retrato, Sentir a morbidez desta mudança: O Tempo estraçalhando, como um prato, Teus sonhos de criança!

O rubor das bochechas se apagando... Os lentos movimentos espasmódicos Dos braços (de tecido outrora brando), Dos lábios melancólicos...

Os lábios que não riem como dantes: Nem beijam, nem namoram em silêncio... O belo é, pois, um sonho dos amantes: O Tempo sempre vence-o!

O Tempo é ceifador das Ilusões, O arado que destrona as alvas flores... E no canteiro em nossos corações Vai pondo imensas dores...

Contudo, pobre dama em agonia, O Tempo a ti foi menos sanguinário: Pois trouxe-lhe estes versos que eu um dia Porei no teu calvário.

E digo, no final desta missiva, Que embora já sem força e tão secreta, Tua beleza sempre será viva, Nos versos de um poeta!

Por Paulo Lucas Fares

ARTE LITERATA

Você encontra o Paulo aqui: @paulolucasfares Site: https://www.trema.com.br/autor/paulo-lucas-fares

CANTINHO POÉTICO Espetáculo de Ignorância

Você é lindamente ridículo, o jeito que você manipula é estupidamente sereno e suas palavras não passam de jogos trapaceiros.

Os indivíduos ainda estão privados da visão, outros ainda fingem demência.

Então, sigo com a doce esperança de um dia aplaudir o seu grande espetáculo com direito a uma taça de vinho importado.

Por Lanna Silva

Você encontra a Lanna aqui: @escritosdaarte Site: https://medium.com/@escritossecretos1

ARTE LITERATA

22

CANTINHO POÉTICO

Ainda esta é a vida de muitos em São Mateus

Vou lançar minhas rima. Tá ligado? Cantar o rap raiz de onde eu moro. Quem sabe em São Mateus eu não estouro? Boto um refrão num beat. Tá pesado!

Tipo trap, lekke, enbrasileirado! Subir no palco sem fazer voz de choro. Antes, meter corrente prata e ouro que conquistei da arte judiado.

Eu meto uns pano largo sem ser Gucci, sem selfie, sem sad, sem sete santo, sem verso mastigado à tutti-frutti.

O valor da expressão tá aí. Portanto, cada qual e qualquer tal tem seu boot pra rodar, trampar, dixavar, que eu canto.

Por Raul Coutinho

23 ARTE LITERATA

Você encontra o Raul aqui: @raul.coutinh0

SETE BENEFÍCIOS DA LEITURA A leitura traz muitos benefícios para quem lê. Até na simples leitura de uma frase já há algum benefício, desde o exercício do movimento dos olhos até o conhecimento que ler proporciona. Se você é um(a) leitor(a) praticante, veja agora o que você está ganhando:

Concentração A leitura é uma atividade imersiva. O que significa que ao lermos, estamos mergulhando em palavras que vão nos trazer imagens na mente. Sendo assim, a concentração é muito maior quando estamos lendo. Experimente! Imagem: Muhammadtaha Ibrahim

Conhecimento

24 ARTE LITERATA

Imagem: Polina Tankilevitch

É lendo que recebemos a informação. A leitura comunica, informa. E é através de um simples papel cheio de palavras, que você visualiza a informação, recebendo o conhecimento. O cérebro armazena tudo que vemos e é exatamente assim com a leitura. Ela abre portas para o novo e para o conhecimento. Leia mais e perceba isto.

SETE BENEFÍCIOS DA LEITURA

Relaxamento Como a leitura nos faz imaginar, ela tem a capacidade de nos manter focados nela, sendo assim, ao criar cena em nossa mente, entramos em estado total de relaxamento, como se estivéssemos no ambiente proposto.

Imagem: Nadi

Melhor Visão Quando falamos em visão, não é comente a ideia de mundo que muda, mas o ato de ler, exercita o globo ocular, conduzindo os olhos a visualizar mais o que está à frente deles. Então, se quereres enxergar melhor, leia. Se queres ter melhor "visão" de vida, leia. Ler amplia e abre a mente para o novo.

25 ARTE LITERATA

Imagem: Oussema Rattazi

SETE BENEFÍCIOS DA LEITURA

Saúde Mental Ler proporciona viajar em pensamentos, produzindo imagens que vão surgindo em nossa tela mental ao longo da leitura, sendo assim, imaginar e exercitar a leitura nos faz abrir a mente para enxergar as coisas boas e afastar o que nos preocupa, deixando nossa mente saudável. Imagem: Andre Furtado

Criatividade

26 ARTE LITERATA

Imagem: Darius Krause

Quantas coisas a nossa mente cria quando lemos, quantas? Inúmeras. A criatividade vai surgindo, assim como a inspiração, para criar algo novo. O ato da leitura traz ideias às mente. Ideias que podem ser fantásticas no momento da criação de algo.

SETE BENEFÍCIOS DA LEITURA

Vocabulário e Ortografia Quem tem o hábito de ler, conhece muitas palavras novas constantemente, E enriquecer nosso vocabulário com expressões diferenciadas nos faz falar melhor, além de escrevermos melhor, a leitura nos faz conhecer a grafia correta das palavras, fazendo com a nossa escrita seja impecável. Imagem: Lisa Fotios

Você sabia?

27

“ELEMENTAR, MEU CARO WATSON” É A FRASE MAIS POPULAR DA LITERATURA, MAS ELA NUNCA EXISTIU!

ARTE LITERATA

Considerada a marca registrada do detetive Sherlock Holmes em adaptações para o cinema e o teatro, a frase jamais foi dita pelo protagonista em nenhum dos livros de Sir Arthur Conan Doyle. A frase, na verdade, surgiu no filme “O Retorno de Sherlock Holmes”. Fonte: Estante Virtual

Monólogo da Natureza

28 ARTE LITERATA

Porte elegante, vaidosa, esbelta e bela. Sentia orgulho de minha beleza. Cabeleira vasta e bem feita, Deus me proporcionou ser assim. O vento forte, muitas vezes, sacudia minha cabeleira e ela continuava sempre bela. Meu corpo foi caderno de recados e de desenhos para os amantes apaixonados. Cortavam minha pele para desenharem corações flechados pelo cupido, escreviam frases de amor com canivetes afiados. Não reclamava pela dor, sentia felicidade poder ser registro do amor a dois. Sou do tempo antigo e admiro o romantismo. Hoje, com a tecnologia, é tudo diferente. Pela ação do homem, de repente, tudo mudou, algo estranho aconteceu. –– Meu Deus, o que fizeram comigo? Que lugar é esse? Onde estou? –– Não vejo a luz do sol, não ouço o trilar dos pássaros alegrando meu viver! O dia amanhecera lindo, o céu azul sem nuvens. O sol brilhava intensamente e eu feliz. Com meu olhar observador, notei algo diferente ao meu redor. Fiquei assustada. Homens, trajando roupas diferentes, se aproximaram de mim. Indefesa não pude fazer nada para me defender. Um instrumento esquisito começou a cortar minha cabeleira. –– Ei! Parem com isso! Estão me maltratando!

Monólogo da Natureza

29 ARTE LITERATA

Pedi àqueles homens crueis e sem coração pararem com aquele sofrimento, mas não me ouviam. Cortaram meus braços, depois o meu corpo em pedaços. Lágrimas de desespero, gritos de dor. O sangue escorria de minhas veias, tudo invisível, só eu sentia. Sou ser vivo e, como tal, sensível a qualquer destruição. Só que não podemos esboçar através do som o que sentimos. Hoje estou aqui em pedaços, em um lugar horrível, sem vida. Sinto saudades do meu passado de glória! Presenciei abraços amorosos, beijos ardentes de casais apaixonados. Abriguei viajantes cansados e abatidos para refazerem suas forças à sombra do meu corpo amigo. Testemunhei diálogos amigáveis e calorosos. Servi de pouso para os pássaros executarem suas orquestras matinais saudando a cada novo dia. Como era lindo o amanhecer! Quanta saudade, meu Deus! Não sinto mais o calor do sol, não vejo o brilho das estrelas, o gorjeio dos pássaros que tanto me alegrava, a chuva refrescando o meu corpo! O homem é um ser insensível. Não reconhece o grande benefício que trazemos para a natureza e, em consequência para si, principalmente. Não sei com qual objetivo me tiraram a vida. Sei que estou aqui amontoada, sofrida e seca. A minha vida se foi, mas a esperança não desapareceu. Tenho certeza que serei transformada e ainda ser muito útil ao próprio homem – o meu carrasco.

Monólogo da Natureza Celêne Bacelar

30 ARTE LITERATA

"Monólogo da Natureza" é um texto escrito por Celêne Ivo Junqueira Bacelar. Celêne é escritora e poetisa. É membro da ABAI (Academia Brasileira de Artes Integradas) e é de Feira de Santana, na Bahia.

PUBLICIDADE

31 ARTE LITERATA

Faça parte da Revista Arte Literata com seu trabalho de escritor, leitor, editora ou como empresa, entrando em contato através do e-mail [email protected]

O QUE VEM NA PRÓXIMA EDIÇÃO

32

ARTE LITERATA

Você vai relembrar todas as reformas ortográficas pelas quais o nosso português passou e também vai saber tudo sobre sonetos, suas construções e os exemplos de cada um para você cria-los com mais qualidade. Além disso, convidamos um perfil literário misterioso no Instagram, onde não fazemos ideia de quem seja, mas a pessoa dará uma entrevista exclusiva para a nossa revista, sem mostrar o rosto. Será que conseguiremos desvendar quem está por trás do Versos Secretos? Esses e muuuuito mais conteúdos você terá acesso no mês de fevereiro. Até lá.

Revista

Arte Literata ANO 01

E C 0 1 0 1 2 0 2 3 A 1

JANEIRO DE 2023 • EDIÇÃO 01

Get in touch

Social

© Copyright 2013 - 2024 MYDOKUMENT.COM - All rights reserved.